sábado, 4 de setembro de 2010

Berlim e sua vida gay @--

Berlim e sua vida gay
Orgulho Gay em Berlim
Berlim origens remontam mais de 750 anos. Em 1701, Berlim se tornou a capital do reino da Prússia e em 1871 do Império Alemão. Embora a Prússia era governado por um rei gay de 1740 até 1786 (Frederico II), a carreira de gay de Berlim começou apenas cem anos depois. Na década de 1920 (o> Golden Twenties <) de Berlim foi considerada a cidade com a subcultura das mais animadas e avançado gay na Europa. Isso, é claro, terminou depois de 1933, quando Hitler e os nazistas tiveram o poder na Alemanha. (Um memorial para gays perseguidos pelo regime nazista foi inaugurado em Berlim em 2008, após longo atraso de mais de 60 anos.  Memorial às vítimas gays do regime nazista (mapa).
Após o término da II Guerra Mundial em 1945 e com o início da Guerra Fria de Berlim foi dividida em Berlim Ocidental (controlada pelos aliados ocidentais) e Berlim Oriental (controlada pela União Soviética).
Berlim Ocidental, embora uma ilha comunista governava a Alemanha Oriental (RDA), se tornou a capital gay da Alemanha de novo. Não só devido à sua população de cerca de 3 milhões de pessoas, mas em parte também porque o serviço militar obrigatório da Alemanha Ocidental (RFA) não se aplica aos homens em Berlim Ocidental, que atraiu muitos homens se mudar para Berlim Ocidental. Após contatos homossexuais foram legalizados em 1969, a cena gay eo movimento gay em Berlim Ocidental cresceu rapidamente nos anos 1970 e 1980.
A situação legal dos homossexuais na Alemanha de Leste foi o melhor dentro do Bloco Oriental e até mesmo melhor do que em algumas democracias ocidentais, mas como um estado autoritário não havia direitos de organização como um movimento civil pelos direitos dos homossexuais e havia poucas possibilidades para desenvolver uma cena gay e subcultura. Final dos anos 1980 a situação melhorou, eo pico desse processo foi a estréia do lendário filme> Coming Out <- ironicamente, na noite da queda do muro de Berlim em 1989.
Em 2001, Berlim tem um prefeito abertamente gay, Klaus Wowereit do Partido Social Democrata. Para evitar que sua excursão pelos adversários durante a campanha eleitoral ele outed-se em um congresso do partido com as palavras lendárias> schwul Ich bin, und das ist auch gut assim <(eu sou gay e isso é ótimo).
Tradicionalmente, tem havido áreas nos distritos gay de Schöneberg e Kreuzberg (tanto na parte ocidental de Berlim), bem como em Prenzlauer Berg (leste). Recentemente, no distrito de Friedrichshain desenvolvido como uma outra área com um par de clubes gay-friendly e restaurantes. A maioria dos hotéis gay, bares, cafés e lojas em Berlim estão localizados no bairro de Schöneberg (que tinha salões de dança para os homens já em 1920).
Anual gay destaques em Berlim, entre outras, o festival de cinema Berlinale em Fevereiro (incluindo o Queer Film Award Teddy), a semana da Páscoa fetiche, o streetfestival gays e lésbicas em Berlim-Schöneberg ea Parada do Orgulho Gay em junho, e Folsom Europa em setembro.
Você vai notar em nosso guia que muitos bares e clubes gay não indicam o horário de encerramento. Isso é principalmente devido ao fato de que Berlim não tem hora de fecho mais. Além disso, sistema de transportes públicos de Berlim, o transporte ferroviário urbano (S-Bahn), metro (U-Bahn), bondes e ônibus, funcionam a noite inteira e, pelo menos a cada meia hora nos finais de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário